Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão

O Instituto Federal do Espírito Santo é sustentado por três pilares: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão. O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos seres humanos para instruir e educar seus semelhantes.

O Campus Aracruz vem buscando desenvolver atividades extensionistas voltadas à inclusão educativa, cultural e científica da comunidade em torno da Instituição. Projetos demandados pelo governo federal ou pela própria instituição, através de parcerias com empresas da região, têm permitido qualificar na prática os alunos dos cursos técnicos e superior através de estágios, bem como qualificar profissionalmente cidadãos indígenas e não indígenas de Aracruz e das cidades próximas. Além disso, o Campus também oferece serviços tecnológicos voltados aos empresários da região na área de mecânica e química como medidas de tração, dureza, ensaio de materiais, análises de identificação química, medidas de tamanho de partículas entre outras.

Todos os interessados em desenvolver projetos de extensão devem apresentar propostas à Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão. Lembrando que são considerados Projetos de Extensão: projetos de formação continuada; assessoria técnico-pedagógica; produção de material acadêmico e material didático; consultoria a entidades e instituições; trabalho multidisciplinar com participantes do ensino formal, não formal e informal, envolvendo escolas, grupos comunitários, organizações governamentais e não governamentais; assessorias a diversos segmentos da sociedade; ações de prevenção, capacitação e atendimento especializado; acompanhamento comunitário e pedagógico; consultoria técnica e capacitação continuada para a gestão de políticas sociais e apoio ao planejamento de municípios do Estado.

Em relação à pesquisa, o Campus Aracruz vem sendo destaque no Instituto, tendo um aumento considerável na produção científica, seja em número de Grupos de Pesquisa certificados, publicações de artigos em periódicos indexados, com classificação Qualis A1, A2 e B1; participação e apresentação de trabalhos em congressos nacionais e internacionais, inclusive com premiação e participação dos alunos do Campus, que são estimulados à prática científica. Como forma de financiamento, existem os editais internos do Ifes, o projeto de parceria PFRH-Petrobras e convênios com agências de fomento. Para o ano de 2014, cerca de 20 alunos apresentaram seus trabalhos em congressos e a expectativa é de que este número aumente consideravelmente nos próximos anos.

Servidor responsável:
Vinicius Guilherme Celante