Instituto Federal do Espí­rito Santo

campus Aracruz

NAPNE - Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

O Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas do campus Aracruz tem como missão contribuir com a Instituição no processo de ensino e aprendizagem das Pessoas com Necessidades Específicas (PNE), auxiliando nas adaptações arquitetônicas, educacionais, atitudinais, de comunicação e de currículo, conforme a especificidade do aluno. Dessa forma, busca atuar no desenvolvimento de ações inclusivas que promovam a cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade.

 

O que é o NAPNE?

 É o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas e suas ações visam contribuir para a equidade de condições de acesso, permanência e saída com êxito dos estudantes com necessidades edicacionais específicas.

 

Quem são as pessoas com Necessidades Específicas?

São os alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades/superdotação, e os alunos que, durante o processo educacional apresentarem: dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento e/ou dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos.

Pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de natureza física, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. 

 

O que é Educação Inclusiva?

Educação Inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alunos, de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

 

A Educação Inclusiva constitui um conceito educacional fundamentado na concepação de direitos humanos que defende a igualdade e a diferença como valores inseparáveis, e que busca a equidade evitando a exclusão dentro e fora da escola.

 

Atualmente, a Educação Inclusiva é um direito, sendo o ambiente educacional um espaço privilegiado para o exercício da cidadania.

 

Como agir se eu for um aluno com Necessidades Educacionais Específicas?

Você deve procurar algum membro do NAPNE para receber informações e orientações (confira aqui a relação de membros). Caso já possua, deve levar laudo médico e/ou psicológico que comprove sua necessidade. Caso não tenha, será instruído como proceder.

Sua identificação e acompanhamento pelo NAPNE lhe garantem uma série de direitos relacionados à Assistência Estudantil e à regulamentação didática.

Não deixe de garantir seus direitos!

 

Fontes: Setor de Atendimento Multidisciplinar do campus; Legislação Educação Especial - Res. nº 2 de 11/09/2001.


© 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Aracruz.

Contato para esclarecimentos gerais: (27) 3256-0960