Campi Aracruz e Vitória promovem V edição da Simulação Geopolítica do Ifes

Na próxima quinta-feira (31/08) terá início a V Edição da Simulação Geopolítica do Ifes (SiGI), promovida pelos campi Aracruz e Vitória. Este ano serão comemorados os 5 anos do projeto, com a abertura sendo realizada no Auditório do Campus Vitória e as demais atividades, que ocorrerão nos dias 1º e 2 de setembro, no Campus Aracruz.

Assim como vem fazendo desde a sua primeira edição, a SiGI vai proporcionar a aproximadamente 400 participantes – dentre alunos, servidores e professores de escolas de todo o Estado – a oportunidade de vivenciar um ambiente de debates sobre questões relevantes para a sociedade, sejam de procedência nacional ou internacional.

Nesta quinta edição, o projeto conta com algumas novidades, como a criação de uma identidade visual inspirada na temática Diversidade e Direitos Humanos – que é pilar de sustentação das temáticas dos comitês –, visando conscientizar os participantes para a construção de uma sociedade mais justa e plural. Além disso, para proporcionar mais dinamismo e interação, a SiGI passou a contar com um site, onde estão todas as informações e atualizações sobre o projeto. Destaca-se também o número recorde de 10 comitês, sendo nove deles em língua portuguesa – incluindo a cobertura jornalística – e um comitê em língua inglesa.

Neste ano, participarão do evento aproximadamente 330 alunos regularmente matriculados no ensino fundamental e médio de 11 escolas, entre elas: Ifes Campus Serra, Ifes Campus Cachoeiro, Hilda Miranda, Monsenhor Guilherme Schmitz, Aparício Alvarenga, Escola Viva, Colégio Brasileiro de Excelência (Cobe), Radier, Colégio Marista, Colégio Americano Batista e Colégio Santa Catarina.

Durante os três dias de encontro, esses alunos estarão distribuídos em comitês – reuniões e cúpulas diplomáticas que simulam organizações nacionais e internacionais –, onde debaterão temas designados, elaborados pela Mesa Diretora, que por sua vez será composta por alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio dos campi Aracruz e Vitória. Entre os temas dos comitês estão desde a discussão sobre os desafios para a saúde feminina até a guerra civil iemenita.

Confira a programação:

31 de agosto – Quinta-feira
Local: Auditório – Campus Vitória
15:00 às 17:00 – Credenciamento
17:00 às 17:30 – Cerimônia de Abertura
17:30 às 18:30 – Diálogo de Abertura
18:30 às 19:50 – Passagem de Regras

1 de setembro – Sexta-feira
Local: Campus Aracruz
08:00 às 08:30 – Coffee break para os participantes
08:30 às 09:00 – Mock Simulation ou Workshops
09:00 às 12:00 – Primeira sessão dos comitês
12:00 às 13:30 – Intervalo para almoço
13:30 às 17:30 – Segunda sessão dos comitês

2 de setembro – Sábado
Local: Campus Aracruz
08:00 às 08:30 – Coffee break para os participantes
08:30 às 12:00 – Terceira sessão dos comitês
12:00 às 13:00 – Intervalo para almoço
13:00 às 16:30 – Quarta Sessão dos comitês
Intervalo a ser definido pelo comitê
16:30 às 17:30 – Entrega das Menções Honrosas e Encerramento da V SiGI.

Palestras:
Soberania de Estado x Mídias Sociais
Fábio Eulálio – Filósofo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor de Ensino Básico de Filosofia no Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória

Viagens no quarto do mundo
Maria Rita – Economista

Confira a lista dos comitês.

Informações: Site do Ifes

Confira o funcionamento do campus durante a V SiGI.