Instituto Federal do Espí­rito Santo

campus Aracruz

Campus promove Mostra Cultural e comemora 9 anos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

Na última sexta-feira (15), foi realizada mais uma edição da tradicional “Mostra Cultural”, que este ano teve como tema “(EN)cantos da Nossa Terra”, com destaque para as culturas indígenas, italianas e africanas, matrizes responsáveis pela formação etno-histórica de Aracruz e região.

Durante todo o dia, nos três turnos, alunos, visitantes e convidados puderam conferir várias atividades simultâneas em diferentes locais do campus, como apresentações musicais, danças tradicionais, exposição de artesanatos, exposição fotográfica “Congo entre Nós”, que representa os 10 anos das ações do Programa Entre Comunidades, da Proex/UFES, registradas junto às comunidades de Piabas/Irundi e Quilombolas de São Pedro (Ibiraçu) e Timbuí e Fundão Sede (Fundão), representando a expressão do congo nas suas manifestações festivas, exposição de quadros produzidos pelos próprios alunos, pintura corporal promovida pelos indígenas, além de degustação de comidas típicas. Todas as apresentações foram idealizadas a partir de vivências dos discentes junto a representantes desses grupos tradicionais e do estudo de alguns de seus elementos identitários; sobretudo, sua música, sua dança, seu artesanato e sua culinária.

Dessa forma, de acordo com o Professor Glaudertone de Andrade Barcellos, a mostra foi a culminância desse processo de aprendizagem. “Espera-se que essa experiência possibilite à comunidade do Ifes, assim como aos demais participantes do evento o reconhecimento de tais culturas enquanto expressões legítimas de cada grupo social por meio das quais seus sujeitos manifestam sua subjetividade autonomamente, bem como sua identidade coletiva”, afirma.

“Busca-se também, por meio do encontro de matizes tão ricas quanto diversas, suscitar que os participantes da mostra efetivem, em suas vivências diárias, o respeito à diversidade cultural e o reconhecimento de que a Educação se dá em espaços diversos e por meio, inclusive, de metodologias não formais de ensino e aprendizado”, conclui o professor e coordenador das atividades, que contou também com o apoio do Professor Thalismar Mathias para realização das atividades.

A equipe organizadora agradece a todos os servidores, alunos e convidados externos envolvidos, que tornaram o evento único e inesquecível.

Agradecimentos especiais:

Professores convidados Fraga Ferri e Alba Janes

Secretaria Municipal de Cultura de Aracruz

Banda de Congo São Benedito do Rosário, na pessoa do Mestre Antônio, da Vila do Riacho

Banda de Congo de Fundão

Banda de Congo Tupinikim da Aldeia Irajá, na pessoa da Vanusa

Coral Guarani, nas pessoas do Karai Mirim e do Karai Djekupé

Grupo do Ballo Nova Trento e Coral, nas pessoas de Dona Dica e do Rodolfo

Grupo de Cordas organizado pelo aluno André Cozer

Artesanato da Barra do Riacho, na pessoa de Eliane

Grupo 100% Capoeira, de Aracruz

 

Confira as fotos na página do campus no Facebook: /ifesaracruz


© 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Aracruz.

Contato para esclarecimentos gerais: (27) 3256-0960