Instituto Federal do Espí­rito Santo

campus Aracruz

Nepto do campus Aracruz promove reflexão sobre os povos indígenas em Venda Nova do Imigrante.

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

No último dia 13, segunda-feira, o Núcleo de Estudos sobre Povos Tradicionais e Originários (Nepto), do Ifes - Campus Aracruz, realizou uma atividade na Coopeducar, uma escola de educação básica de Venda Nova do Imigrante. Os professores Glaudertone Barcéllos e Thalismar Gonçalves e as pesquisadoras bolsistas Aline Pereira Ramos e Amanda Giacomim dialogaram com os alunos de ensino fundamental e médio sobre a história e a cultura dos povos indígenas no Brasil.

O encontro ocorreu em três momentos e contou com a participação de cerca de 120 alunos, com idades entre 8 e 17 anos. Foram abordados temas como a noção de cultura e as relações entre diferentes sociedades, a contribuição da cultura dos povos indígenas em nossos hábitos cotidianos, na alimentação e na nomeação de lugares e objetos; a diversidade cultural e de contato com a sociedade nacional, as narrativas indígenas sobre diversos fenômenos, dentre outras questões.

A proposta dessa atividade, como a de outras nas quais o Nepto tem se envolvido, é contribuir para a desconstrução de preconceitos acerca dos povos indígenas, bem como apresentar à comunidade acadêmica diferentes vertentes que compõem formas de vida indígenas, as quais explicam e justificam seus pleitos quanto ao reconhecimento de suas terras. A partir de reflexões embasadas nas falas dos indígenas e em produções científicas, busca-se levantar elementos para combater estereótipos e falácias a respeitos dos povos originários do continente americano. Nesse sentido, o diálogo com os estudantes e professores se mostra cada vez mais, uma tarefa necessária e prazerosa para os integrantes do Nepto.











© 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Aracruz.

Contato para esclarecimentos gerais: (27) 3256-0960