Instituto Federal do Esprito Santo

Projeto “Making a Difference” – uma experiência além da sala de aula

O Projeto “Making a Difference”, iniciado no ano de 2012, pelos alunos dos 2º anos dos Cursos de Química e Mecânica Integrados ao Ensino Médio, do Campus Aracruz, como parte das atividades da disciplina de Inglês ministrada pela Prof. Rosângela Guimarães Seba encontra-se agora na fase final de sua aplicação.

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de promover ações de cidadania que façam a diferença não apenas para o próximo, mas também para a própria vida do indivíduo, este projeto constou de leituras, discussões e atividades em língua inglesa realizadas na escola, além de uma palestra ministrada pelo sociólogo Rodolpho da Cruz Rangel.

Estendendo a atividade para além da sala de aula, e tornando mais real o conceito de “fazer a diferença”, alunos, professora e servidores do IFES - Campus Aracruz fizeram uma visita à Casa de Acolhimento “Recanto Feliz” em Guaraná, no município de Aracruz, onde passaram momentos agradáveis com as crianças. No local, fizeram doações de roupas, alimentos e materiais escolares, e promoveram lanches e brincadeiras.

Os trabalhos escritos realizados com relatos das experiências vivenciadas foram organizados em formato de um pequeno livro, que será, no mês de junho de 2013, entregue pelos mesmos alunos e professora ao “Recanto Feliz” como lembrança do trabalho. Também será mantida uma cópia desse livro na Biblioteca do campus Aracruz, não apenas para consulta, mas principalmente como um incentivo para novos Projetos.

Para ter acesso ao conteúdo do livro acesse o link abaixo.