Instituto Federal do Esprito Santo

SiGI – Simulação Geopolítica do Ifes

Nos dias 23 e 24 de agosto o Ifes – Campus Aracruz realizará o evento SiGI - SIMULAÇÃO GEOPOLITICA DO IFES. A SiGI é uma simulação de órgãos e fóruns das Nações Unidas, onde problemas geopolíticos mundiais serão discutidos pelos alunos participantes.

O evento consistirá em comitês, que são salas de debate que simulam o ambiente diplomático internacional, onde serão discutidas “A crise Mundial do petróleo em 2020”, “A Guerra de Kosovo” e a “Conferência de Berlim”. Ao final dos debates os participantes deverão elaborar um documento como proposta resolutiva para os temas abordados.

Participarão da SiGI, aproximadamente, 150 alunos, dos municípios de Aracruz, Vitória, São Mateus, Serra, Vila Velha, Colatina e Cariacica, estudantes de escolas públicas estaduais, federais e particulares, e que estão cursando o Ensino Médio.

O evento é um projeto do professor de Geografia do Campus Aracruz Helder Januário da Silva Gomes e tem como objetivo principal ampliar as possibilidades do ensino de Geografia, História, Sociologia, Língua Inglesa e Portuguesa, no sentido de auxiliar na compreensão de questões geopolíticas mundiais (conflitos étnicos culturais, questões ambientais, econômicas e sociais) e na elaboração de propostas para tais questões.

De acordo com o professor, a preparação vem acontecendo desde o início do ano através de simulações mensais no Campus Aracruz e em algumas das escolas que participarão do evento. Os alunos estão motivados com os resultados das simulações e com as experiências nas participações no MINIONU.