Zika Zero no Campus Aracruz

Após a adesão à Campanha de Combate à transmissão do vírus Zika e à Microcefalia, através da assinatura do Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, efetuado entre os Ministérios da Educação e Saúde, as instituições federais de educação se tornaram o centro de mobilização e conscientização da comunidade, interna e externa, para o combate aÌ€ proliferação do mosquito Aedes aegypti.

O Campus Aracruz vem desenvolvendo uma série de ações relacionadas ao tema, contempladas no projeto “Zika Zero no Campus Aracruz”, como forma de prevenir, orientar e conscientizar a comunidade acadêmica e externa, sobre os riscos e formas de combate ao mosquito transmissor do Zika Vírus, Dengue e Chikungunya. O projeto conta com a parceria das secretarias de Educação, Saúde e o Centro de Controle de Zoonoses de Aracruz.

O Projeto teve início em fevereiro e entre as ações desenvolvidas estão: distribuição de material impresso informativo, palestras, faxinaço no campus, apresentações teatrais em escolas do município, concurso de video e mutirão nas comunidades vizinhas ao campus. De acordo com a Coordenadora de Extensão, Zâmora Cristina dos Santos, as ações contam com o envolvimento dos alunos, que forma que haja interação com o público externo, tanto as escolas públicas como a comunidade vizinha ao campus.

Na última terça-feira (05) foi realizada apresentação da peça teatral “Aedes aegypti x o estrangeiro”, produzida pelos alunos do campus, em duas escolas municipais: CMEB Mario Leal Silva, localizada em Guaraná e MEF Marechal Costa e Silva, totalizando um público de mais de 400 participantes.

Na quinta-feira (07), os alunos dos 1º anos dos cursos integrados de Química e Mecânica, acompanhados por uma equipe de 12 agentes de saúde, realizarammutirão de conscientização nos bairros adjacentes ao campus (Cohab 2 e Jardins). “A experiência foi importante e significativa para os alunos, pois além de contribuírem para o combate ao mosquito, puderam também aprender na prática sobre medidas de prevenção com os agentes de saúde”, afirma Zâmora.

Confira algumas fotos das ações: