Aberto Processo Eleitoral para representantes do Conselho Superior do Ifes

Iniciou-se o processo eleitoral para a escolha de novos representantes para o Conselho Superior do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O Conselho é o órgão máximo da instituição. A ele compete aprovar as diretrizes para atuação do Ifes e zelar pela execução da política educacional; definir o processo de escolha para provimento dos cargos de reitor e diretores-gerais; aprovar os planos de desenvolvimento institucional e orçamento; dentre outas atribuições.
A primeira etapa do processo eleitoral é a instalação de comissões para organizar a consulta pública que escolherá os representantes dos Colégios Eleitorais dos campi. Especificamente no Campus Aracruz, serão eleitos nesta primeira fase apenas representantes discentes, devido ao término dos atuais mandatos, que são dois anos. Os alunos interessados em candidatar-se a representar Aracruz no Conselho Superior devem formar chapas de dois integrantes, sendo um titular e outro suplente.
Poderão inscrever e votar nas chapas todos os alunos regularmente matriculados nos cursos presenciais técnicos, de graduação e pós-graduação. Os alunos da modalidade Ensino a Distância poderão votar no campus ao qual estiverem vinculados. Os alunos que se candidatarem em chapas deverão ter mais de 16 anos de idade.
O Diretor Geral do campus Aracruz, Hermes Vazzoler Junior, destaca que “os alunos que estão no período de conclusão do curso (sejam 4º ano no ensino médio ou 3º e 4º períodos do técnico concomitante) devem avaliar se terão condições de representar adequadamente o campus Aracruz, em razão curto tempo que resta para concluírem seus cursos”.
Confira abaixo o cronograma do processo eleitoral do Campus Aracruz:
26 de abril - Definição da comissão eleitoral

27 de abril - Definição das regras da eleição

28 de abril - Inscrição das candidaturas

29 de abril - Homologação das candidaturas

03 de maio – Eleição

Quem tiver interesse em participar do processo eleitoral como membros da comissão eleitoral ou montar uma chapa para concorrer, favor procurar o Gabinete da Direção Geral do campus, prioritariamente ao professor Hermes Vazzoler Junior, assim como para esclarecer eventuais dúvidas.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Reitoria