Saiba mais sobre a construção da Política de Comunicação do Instituto

A criação e implantação da Política de Comunicação do Ifes tem por objetivo ser um instrumento para ampliar o acesso, a transparência e a clareza das informações do Instituto, assim como aperfeiçoar os canais e processos de comunicação interna e com a sociedade.

Em fevereiro deste ano tiveram inícios os eventos para a construção da Política de Comunicação do Instituto. A política consiste em um documento para nortear o planejamento, as estratégias, os produtos e as ações de comunicação do Ifes, alinhando as unidades do Instituto como rede e fortalecendo sua identidade.

Para coordenar todo o processo de construção e implementação da Política foi formada uma comissão, em junho de 2015, com representantes das regiões norte, sul e Grande Vitória, além de um representante dos campi do Ifes no campo. Além disso, conta ainda com a participação e colaboração dos Líderes do Projeto de Comunicação, designados por todos os campi.

O processo de construção da Política de Comunicação acontece de forma colaborativa. Todos os professores, técnicos administrativos e alunos do Ifes podem contribuir.

Entre os temas abordados para debate nos eventos estão: “Os públicos estratégicos”; “Identidade e imagem institucional” e “O esforço coletivo para a construção da identidade e da imagem institucional”, “Gestão de Crises”, “Mídias Sociais”, “Comunicação e Extensão”, “Pesquisa no Ifes”, “Diretos Autorais”, entre outros.

Ao final de cada um dos encontros propostos, a consultoria elabora o texto pertinente aos temas debatidos para ser publicado no site da Política de Comunicação, através de Consulta Pública. Dessa forma, toda a comunidade acadêmica pode comentar e enviar sugestões para os textos ou expor sua opinião. Após o encerramento da consulta pública e apuração das considerações enviadas, o texto então é reelaborado com as alterações pertinentes.

Além disso, as pessoas interessadas podem também procurar a equipe do projeto de comunicação, composta no campus Aracruz pelos servidores: Kenya Locatelli (ramal 48) e Ademar Gonçalves das Candeias Júnior, para encaminhar sugestões e comentários e/ou ainda esclarecer eventuais dúvidas.

A proposta é que o documento preliminar da Política de Comunicação do Ifes esteja pronto no dia 10 de junho, e que a versão final seja lançada no dia 6 de julho.

A metodologia para construção do documento foi proposta pela consultoria Comtexto Comunicação e Pesquisa, dirigida pelo consultor Wilson Bueno, que está conduzindo todo o processo. Wilson é jornalista, doutor em Comunicação Social, autor reconhecido na área de comunicação empresarial e responsável para elaboração de políticas de diversas instituições, entre elas o Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Federal do Rio Grande do Sul.

É importante destacar que a Política de Comunicação é um subprojeto do Projeto Comunicação Ifes, que faz parte do Planejamento Estratégico 2014-2018. O Planejamento Estratégico foi construído coletivamente de modo participativo e democrático por alunos e servidores do Ifes, no ano de 2014, e a Política é um produto resultante do Planejamento Estratégico.

Saiba mais sobre a Política de Comunicação.

Consulta Pública