Campus Aracruz realiza homenagem ao servidor público e promove ação de preservação do meio ambiente

Em comemoração à essa importante data, o Ifes Campus Aracruz homenageia todos os seus servidores com a distribuição de canecas para utilização em seu dia a dia no campus, contribuindo para a preservação do meio ambiente, reduzindo o uso de copos descartáveis, já que esses representam um problema a mais para a natureza.

As canecas estão sendo distribuídas ao longo desta quinta-feira, 03.11, e quem não recebê-la pode procurar em sua Coordenadoria de lotação.

Confira 5 motivos para adotar sua caneca e contribuir com o meio ambiente em grande estilo!

1.O plástico não é um material biodegradável, portanto é poluidor do meio ambiente.
2. O plástico demora em média 200 anos para se decompor.
3. O plástico provém do petróleo, uma fonte não renovável e que um dia pode acabar.
4. Os copos possuem poliestireno, que em contato com bebidas quentes libera estireno.
5. Alguns produtos adicionados à resina plástica liberam substâncias tóxicas ao entrar em contato com o calor, ou seja, sabe aquele cafezinho da tarde? Então.

Mas você sabe a origem dessa data?

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, instituído no governo de Getúlio Vargas, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos, através do Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.

O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.

Vale destacar que em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, a Lei nº 8.112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.

Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Para refletir

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais, o plástico é o resíduo sólido urbano menos reciclado em todo o mundo. No Brasil, o índice de reciclagem não passa de 20%. Dados do Programa Ambiental da ONU mostram que os produtos plásticos, como garrafas, sacos, embalagens de comida, copos e talheres, formam a maior parte do lixo encontrado no oceano. Em algumas regiões, esse elemento corresponde a 80% do lixo marinho.