I Colóquio de Pesquisa em Educação do Campus Aracruz: Metodologia de pesquisa em educação e o ensino de Química

O Instituto Federal do Espírito Santo - Campus Aracruz, por meio da coordenadoria do Curso de Licenciatura em Química, do Laboratório de Ensino de Ciências e do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Direitos Humanos e Tecnologia, vêm tornar público a realização do I Colóquio de Pesquisa em Educação do Campus Aracruz. O evento acontecerá no dia 24 novembro de 2016, e terá como tema: “Metodologia de pesquisa em educação e o ensino de Química”.

O objetivo é promover reflexões e debates acerca dos desafios e das perspectivas que envolvem a metodologia de pesquisa em educação e o ensino de Química. Pensar o papel do docente pesquisador em meio à gestão educacional, as práticas educacionais em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, além da Química do cotidiano que interfere na vida do homem. O evento contará com a palestra: Pesquisa em Educação e o ensino de Química, e também contará com a apresentação de trabalho dos alunos da Licenciatura em Química que cursam a disciplina metodologia da pesquisa.

Os eixos temáticos que estão inseridos os trabalhos giram em torno da pesquisa em educação com ênfase na gestão e nas práticas educacionais, no ensino de química e também na química aplicada. Intenta-se durante a realização do evento tornar o Campus Aracruz um espaço de reflexão do papel do docente pesquisador no processo de ensino e aprendizagem e no âmbito da gestão educacional.

Os interessados em participar como ouvintes do colóquio deverão efetuar a inscrição, sendo a apresentação de trabalho exclusiva dos discentes da disciplina metodologia de pesquisa. Todos que participarem a partir da modalidade ocupada no evento serão certificados.

TEMA: Metodologia de pesquisa em educação e o ensino de Química

LOCAL: Auditório do prédio da Licenciatura em Química

PÚBLICO ALVO: Discentes da Licenciatura em Química, comunidade escolar das instituições onde os licenciandos realizam estágio, Pibid e vivências específicas no âmbito educacional, docentes da Licenciatura em Química, comunidade acadêmica do Campus Aracruz e demais interessados na temática.

DATA: 24 de novembro de 2016

PROGRAMAÇÃO:

16h30min - Credenciamento

16h45min - Abertura – Boas Vindas

Professor: Wilson Camerino dos Santos Junior

Professora:Nádia Ribeiro Amorim

- Composição de mesa e apresentação dos avaliadores

Professor Jeferson Vinand da Costa

Professor Pedro Vitor Morbach Dixini

Professora Raquel da Silva Xavier

17h– Apresentação das comunicações orais pelos discentes

18h45min– Intervalo

19h - Palestra “Metodologia de Pesquisa em Educação: Interfaces com o Ensino de Química”

Professora: Nádia Ribeiro Amorim

19h45min- Debate com o palestrante

20h– Continuação da apresentação das comunicações orais pelos discentes

21h30min - Debate e considerações

22h30min - Encerramento

TEMAS DOS PROJETOS DE PESQUISA A SEREM APRESENTADOS

Interrupção escolar no ensino superior: uma análise no curso de Licenciatura em Química no Ifes Campus Aracruz;

Experimentos didáticos - práticas no ensino de base;

Reciclagem de baterias exauridas de Zn-MnO2 a partir da síntese de óxidos de Manganês via métodos Sol-Gel para aplicação em capacitores eletroquímicos

Tratamento da água na indústria – minimizar danos ao meio ambiente;

Conhecer causas e propor fins para interrupção escolar no ensino fundamental;

Como são utilizadas as notas do Paebes nas escolas de ensino médio;

Interrupção escolar de mulheres no ensino médio;

Recuperação de zinco de pilhas exauridas e sua aplicação como inibidor de corrosão;

A utilização de rejeitos de óleo de cozinha para a produção de biodiesel;

Condições de acesso e permanência: uma avaliação dos programas estudantis dos institutos federais do Espírito Santo;

Ensino de Química para surdos: metodologias diferenciadas a partir da formação de docentes.

INSCRIÇÕES

Deverão ser efetuadas até o dia do evento (24/11) pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , podendo também ser efetuada presencialmente na coordenadoria da Licenciatura em Química do Campus Aracruz das 16h às 21h,  ou no dia do evento.

Os dados necessários para inscrição são:

Nome completo (sem abreviações)

Escolaridade:

Data de nascimento:

CPF:

Quem efetuar a inscrição por e-mail deverá enviar os dados citados para garantir a certificação. Quem fizer a inscrição pessoalmente preencherá uma ficha de inscrição.

CERTIFICADOS

Serão enviados pelo sistema de registro de certificados do Ifes na segunda semana posterior ao evento.

Qualquer dúvida entrar em contato com a comissão organizadora através do ramal 7881.