Instituto Federal do Espí­rito Santo

campus Aracruz

Ifes Campus Aracruz oferece cursos gratuitos com o apoio da PETROBRAS e do PRONATEC

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimir

A Coordenadoria de Extensão, coordenada pela servidora Zâmora Cristina dos Santos, do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) – Campus Aracruz, estra promovendo vária ações de extensão juntamente com Petróleo Brasileiro S.A. (PETROBRAS) e com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Neste segundo semestre de 2016 começaram a ser ofertados: quatro cursos e projetos, que visam expandir outras atividades para o próximo ano, pelo programa IFES, PETROBRAS e Comunidade; e um curso pelo programa do PRONATEC.

Programa do PRONATEC

Afim de ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio de incremento da formação e qualificação profissional, pelo programa está sendo ofertado o Curso de Beneficiador de Produtos Extrativistas, coordenado pelo professor Antônio Marcos Feitosa Perim. Destinado principalmente a população indígena da região, na aldeia Areal e na aldeia do Amarelo, este curso tem como objetivo fornecer conhecimentos específicos na área de plantio, cultivo e extração de aroeira-vermelha, comercializada para diversos fins, essa planta, quando cultivada de maneira apropriada, pode vim a ampliar a renda das famílias indígenas.

As aulas estão sendo ministradas pelos bolsistas do programa, cujas formações profissionais são especificas de cada matéria a ser lecionada. A aldeia Areal cedeu a sua oca principal como local de realização do curso. Ao todo foram ofertados 30 vagas e a carga horária total será de 160 horas.

Programa da PETROBRAS

O programa IFES, PETROBRAS e Comunidade, coordenado pelo professor José Alexandre de Souza Gadioli, foi oriundo do Convênio nº 05/2011 elaborado entre o Ifes e a Petrobras em 2011. O objetivo é beneficiar a comunidade de Aracruz por realizar projetos e cursos de extensão que envolvam o máximo possível das comunidades do município. A Petrobrás realizou inicialmente uma análise socioeconômica da região, e identificou alguns grupos que necessitavam de atendimento: pescadores, indígenas, desempregados, pessoas baixa renda e deficientes.  Dessa forma estão em andamento dois projetos, Projeto Ambiente Sustentável e Projeto Fortalecendo a Pesca Artesanal, a eles estão vinculados respectivamente o Curso de Sabão Ecológico e o Curso de Carpintaria Naval, além dos cursos de Informática Básica e de Línguas Brasileiras de Sinais (LIBRAS) – Aperfeiçoamento.

Projeto Ambiente Sustentável

Coordenado pelo professor Frederico da Silva Fortunato, este projeto visa atender Comunidade Indígena e Pescadora de baixa renda do município de Aracruz, especialmente da Barra do Riacho, Vila do Riacho e Caieiras Velhas, visando atender e envolver mais de 60 pessoas. O projeto propõe o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, ao mesmo tempo contribui com geração de renda.

Desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracruz (PMA) - Secretaria de Meio Ambiente por meio de ações desenvolvidas com as comunidades indígenas e pescadoras, juntamente com o apoio do Instituto Verde Vida (IVV) de Vila Velha, entre as ações estão previstas: Visitas técnicas e acompanhamentos na produção do sabão ecológico no IVV; Desenvolvimento técnico científico de formulações na fabricação do sabão com matérias-primas disponíveis no município de Aracruz; Criação de sistemas de recolhimento do óleo residual de fritura nas residências da região ou estabelecimentos comerciais do ramo alimentícios; Curso de Sabão Ecológico; Oficinas de Empreendedorismo e palestras nas escolas das comunidades envolvidas no projeto.

O Curso de Sabão Ecológico está sendo ministrado em duas turmas de 20 alunos, uma em Caieiras Velhas e a outra na Vila do riacho, com carga horária total de 80h cada. Espera-se que ao fim do curso a comunidade conscientize-se da necessidade de preservação do meio ambiente a qual encontra-se inserida. Além disso, o projeto promove a produção de sabão ecológico na comunidade indígena e o conhecimento científico e técnico, por trás desse processo cultural, além da interação desses grupos externos com o campus, facilitando o acesso aos processos de formação e qualificação profissional e geração de uma fonte de renda sustentável.

Projeto Fortalecendo a Pesca Artesanal

Coordenado pela servidora Zâmora Cristina dos Santos, o projeto tem o intuito de aperfeiçoar os métodos e conhecimento empírico dos pescadores, auxiliando nos processos e no desenvolvimento socioeconômico da região. O projeto prevê a valorização da pesca artesanal, suscitando, revisões e atualizações teóricas, buscando solucionar problemáticas, ao mesmo tempo que incentiva a continuidade dessa arte.

Teremos como parceiros desse projeto a Associação de Pescadores e a Associação de Moradores da Barra do riacho, convêm lembrar que participam dessa associação pescadores de outras localidades do litoral de Aracruz, como Barra do Sahy e Santa Cruz. Estão previstas no projeto a socialização com outros grupos pescadores do estado, como o dos estaleiros de Piúma no sul do estado. Entre outras atividades previstas, estão: Visitas Técnicas na área naval com os pescadores; Palestras de abordagens específicas com profissionais na área, além de cursos na área de Carpintaria, Mecânica Naval e Artes de Pesca; Questões culturais também serão abordadas principalmente com as famílias dos pescadores.

A Fibria também abraçou o projeto e pretende desenvolver ações em conjunto como, por exemplo, fornecendo materiais para reforma dos barcos, após a capacitação técnica e certificação dos pescadores na área de carpintaria naval. Por meio da ação integrada com as associações serão desenvolvidas atividades que assegurem a formação e a consolidação cultural do território.

Uma das primeiras atividades do projeto é o fornecimento do Curso de Carpintaria Naval, coordenado pelo professor Ernandes Marcos Scopel, o curso visa promover o conhecimento básico da Carpintaria Naval, da embarcação e seus sistemas, além de ensinar na prática como reparar e dar manutenção nas embarcações de madeira. As aulas estão sendo ministradas em 80% no estaleiro da Barra do Riacho, acompanhada dos bolsistas de extensão que são mestres carpinteiros naval (especialista na arte de construir barcos de madeira). Os outros 20% das aulas estão sendo conduzidas na sala de aula da Associação dos moradores da Barra do Riacho, com as matérias teóricas pelos professores do Ifes: Professor Ernandes e Prof. Jorge Barbarioli.

Curso de Informática Básica

Levando em consideração que nesses últimos meses houve um aumento significativo no número de desempregados em Aracruz. Grande parte causada pela crise política e econômica que o país está atravessando. Em muitos dos casos, essas pessoas estão tendo dificuldades em retornar ao mercado, por falta de qualificação profissional. Ter os conhecimentos básicos em informática é fundamental para ajudar na recolocação no mercado, já que a tecnologia permeia em todos ambientes. Ter um curso com certificado pode ajudar a garantir uma oportunidade de trabalho.

O curso abrange o pacote office, internet e a computação básica dos periféricos. Tendo como público alvo as pessoas desempregadas, pessoas com deficiência, e os beneficiários titulares e dependentes dos programas federais de transferência de renda. Coordenado pelo Técnico de Tecnologia da Informação, Felipe Schirmann Francisco, a carga horária total será de 80h e o número de beneficiados de 20 pessoas. A parceria foi com a Secretária de Ação Social do Munícipio e com o Sistema Nacional de Emprego (SINE). O curso está ocorrendo no campus Aracruz no turno vespertino nas terças/quartas e quintas-feiras.

Curso de Libras – Aperfeiçoamento

A inclusão social é um dos desafios mais importantes da humanidade. Com a educação é possível desenvolver mentes mais críticas e incluir mais pessoas no mercado de trabalho, diminuindo a dependência do estado e assim movimentando a economia.

A pedido do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da PMA Secretaria da Educação esse curso foi elaborado no intuito de ampliar a perspectiva de vida, a visão de mundo e a compreensão das relações sociais do portador de deficiência auditiva. Além de incluir uma formação mais expandida aos colaboradores e responsável/familiares para que o processo de acompanhamento e aprendizagem seja garantido fora da instituição.

Coordenado pela Assistente em Administração, Luciane Ricatto Bragatto Torezani, o curso será ministrado no campus, no turno noturno nas segundas, terças e quarta-feira. A   carga horária do curso é de 80h e a turma será de 26 alunos, as vagas foram destinadas principalmente aos familiares dos deficientes e pessoas que trabalham diretamente com os deficientes auditivos.

 

Confira algumas fotos:

 

Texto e fotos: Coordenadoria de Extensão.

 


© 2016. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo.

Coordenadoria de Tecnologia da Informação - Campus Aracruz.

Contato para esclarecimentos gerais: (27) 3256-0960