Núcleo de Estudos de Povos Tradicionais e Originários, NEPTO, seleciona alunos do Campus para Grupo de Estudos sobre Indígenas

O NEPTO – Núcleo de Estudos de Povos Tradicionais e Originários é um espaço de pesquisa e de formação, cujo propósito é discutir as relações étnico-raciais na sociedade brasileira e, em particular, em Aracruz. O NEPTO pretende articular ações de pesquisa, ensino e extensão a respeito dos povos tradicionais e originários, com foco nas comunidades indígenas Guarani e Tupiniquim.

Dentre suas ações, encontra-se a iniciativa da criação de um grupo de estudo sobre a questão indígena no Espírito Santo. A proposta constitui-se na leitura e discussão, especialmente, a partir de textos acadêmicos sobre a territorialidade de indígena em Aracruz, abordando temas como o processo histórico de configuração dos territórios, a cultura indígena e a aparato institucional (legislação) que permeia a luta dos povos indígenas.

Portanto, essa seleção é voltada para estudantes do Ifes - campus Aracruz, que estejam interessados em participar dessa atividade (grupo de estudo) do NEPTO.

2. Número de vagas:

·04 (quatro) vagas destinadas a estudantes do Ensino Médio Integrado;

·01 (uma) vaga destinada a estudante do Ensino Superior.

3. Critérios e condições:

·Disponibilidade de tempo no turno oposto;

·Prática e tempo a ser dedicado à leitura correlata ao tema;

·Identificação/reconhecimento das demandas dos povos tradicionais que subsidiarão este estudo.

4. Inscrições:

Período: 20 a 25/03/2017

Preenchimento de formulário que se encontra na recepção do Bloco C (com a Luana)

5. Etapas:

Etapa única: avaliação a partir de entrevista.

Entrevistas serão agendadas no período: 27 a 30/03/2017

6. Divulgação do resultado: 31/03/2017