Confira o que aconteceu na Semana de Educação para a Vida

Um dos eventos mais marcantes do calendário acadêmico do Ifes Campus Aracruz, a Semana de Educação para a Vida, começou quarta-feira, dia 10/05, com a abertura nos turnos matutino e vespertino. O Diretor de Pesquisa e Extensão, Vinicius Celante, durante a abertura do evento destacou, em conjunto com o Diretor de Ensino André Romero, a importância de se abordar a temática da “Intolerância” na comunidade escolar. Da mesma forma, os alunos protagonistas também retificaram as falas dos diretores e organizadores.

“A Semana de Educação para a Vida é de extrema importância, pois contribui de uma forma significante na formação escolar e traz mais conhecimento e nos faz rever certos conceitos e opiniões. É importante se discutir todos os tipos de intolerância, visto que nascemos em uma sociedade preconceituosa. Portanto, é fundamental esse trabalho de conscientização que estamos realizando em parceria com o instituto. ”, conforme o grupo de Intolerância Racial, da turma do 3° ano Química Vespertino.

Para o grupo de Intolerância Sexual formado por alguns alunos do 4° ano Mecânica, “O tema é extremamente bom, pertinente, presente, atual, de imensa importância. O evento tem importância crucial, assim como todos os temas expostos, e tem o poder de educar, orientar, ensinar e levar informações a todos os públicos. ”

No segundo dia de evento, primeiro de atividades, os protagonistas foram os alunos do turno vespertino. Com a bola da vez, eles prepararam tudo da melhor maneira possível para atender o público e sanar as dúvidas, utilizando de dinâmicas, depoimentos, vídeos, caracterização, etc. Foi um verdadeiro show de conscientização!

“Eu acho a diversidade do Brasil linda”, disse Alejandra Mendoza, intercambista do México no Brasil e palestrante do grupo de Intolerância Regional, da turma do 3° ano Química Vespertino.

O segundo dia de atividades não foi diferente! Adotando o mesmo modelo do dia anterior, os protagonistas foram os alunos do turno matutino que também utilizaram de várias técnicas e dinâmicas, com o destaque do teatro em forma de esquetes sobre Intolerância Sexual encenado por alunos do 4° ano Química, fazendo a sexta-feira de evento um sucesso.

“Nós escolhemos o teatro como forma de apresentação para podermos atrair a atenção do público para um assunto tão sério. Através desse recurso nós conseguimos fazer com que as pessoas se colocassem no lugar de quem sofre com a intolerância sexual. Fazer com que os alunos refletissem sobre a importância de respeitar a diversidade sexual foi o nosso principal objetivo. E saber que conseguimos passar essa mensagem é bem satisfatório.”, explicou o aluno Alexandre Barreto, do grupo de Intolerância Sexual.

Ainda na sexta-feira, dia 12 de maio, o nosso campus recebeu alguns visitantes da escola CMEB “Esther Nascimento dos Santos”, localizada em Santa Rosa, bairro no interior do município. Na oportunidade, os 22 alunos – acompanhados pela diretora Janete Loureiro e pela professora Patrícia Freire – puderam participar das palestras da Semana de Educação para a Vida – SEPV, bem como conhecer a estrutura do Instituto em Aracruz.

Após assistir ao seminário sobre Intolerância Regional, a diretora da escola, Janete Loureiro, afirma que “os temas em discussão nos levaram a compreender que precisamos conviver com as imperfeições e as diferenças e a sermos tolerantes com os que não pensam e agem como nós. ”

Ao término das atividades, os estudantes foram divididos em dois grupos, para que uma visita guiada fosse realizada. Sob a supervisão dos alunos Bianca Conceição (4º Química), Eduardo Vicente (3º Mecânica), Janaine Oliveira (5º período da Engenharia Mecânica) e Wanderson Rangel (4º Química), os visitantes conheceram as dependências da escola. Durante a passagem pelo laboratório da química, o servidor Leonidio Alves fez algumas experiências químicas para os alunos, demonstrando uma parte mais prática da disciplina. Paralelamente, no galpão, o professor João Alberto Altoé apresentou uma série de equipamentos, assim como curiosidades, dinamizando o contato com a área da mecânica. Segundo a aluna Lara Nunes, do nono ano, “a visita foi muito legal, pois os professores esclareceram algumas dúvidas que tínhamos sobre o funcionamento do Ifes. ” De acordo com o professor Vinicius Celante, Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, tornar a comunidade cada vez mais próxima ao Ifes é essencial. Para isso, “é importante que fomentemos iniciativas como essa cada vez mais. ”

Apesar da programação do sábado ser um pouco diferente dos outros dias, não será menos especial. O dia de debates será marcado com várias participações especiais e logo após ocorrerá o encerramento.

Caso a sua escola queira vivenciar a mesma experiência, basta contatar a comunicação do Ifes – Campus Aracruz através do e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Ficaremos contentes em receber a sua escola!