Ifes Campus Aracruz promove evento sobre inovação

O Ifes Campus Aracruz, em parceria com o Fundo de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) promove reunião para apresentação do edital Sinapse da Inovação. O evento acontecerá no dia 21 de junho, às 14 horas, no Miniauditório do Bloco C. O evento é aberto ao público em geral, além dos alunos e servidores do campus. A quantidade de vagas será limitada à capacidade do local.

O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo inovador que visa estimular a comunidade capixaba a gerar ideias e transformar seus projetos em negócios de sucesso.

O programa está com inscrições abertas para ideias inovadoras até o dia 12 de julho, por meio do portal www.sinapsedainovacao.com.br/es. O diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, destacou que o Sinapse da Inovação Espírito Santo tem o objetivo de aproximar as universidades e empresas, e incentivar jovens inventores a partir de 16 anos. “O Sinapse vai contribuir para o fortalecimento do ecossistema inovador do Espírito Santo, pois preencherá a lacuna que existe entre as boas ideias e o mercado. Ao dar uma chance para aquelas pessoas que têm apenas uma ideia, mas não sabem por onde começar, cria-se uma verdadeira cultura do empreendedorismo e da inovação no Estado”.

Como funciona

Na primeira fase, os interessados apresentam suas ideias de negócio e a equipe de trabalho. O objetivo é verificar se a ideia é inovadora e traz benefícios para a região e se tem potencial de mercado. Passam para a segunda fase até 300 propostas, e os selecionados devem, então, elaborar um projeto de empreendimento, detalhando o plano de negócio executivo com o objetivo de demonstrar o potencial da ideia para gerar um bom negócio.

A terceira fase – para a qual passam até 150 das propostas ainda em jogo – consiste no desenvolvimento de um projeto de fomento, com apresentação detalhada do orçamento e do planejamento de execução do projeto. Ao longo de todas as etapas são oferecidas capacitações para auxiliar o empreendedor.

Ao final, até 40 projetos serão contemplados cada um com R$ 50 mil em subvenção econômica da Fapes, além de serviços técnicos do Sebrae. Ainda, durante seis meses, essas empresas passarão por um processo de pré-incubação com suporte e capacitação para transformar suas ideias em negócios de sucesso.

O Sinapse contribuirá para o estabelecimento da ponte entre academia e indústria no Espírito Santo, já que muitas das ideias vêm de pessoas ainda na universidade, tanto de cursos de graduação como de pós-graduação. Além disso, o Sinapse abre espaço para participação de todos os cidadãos do Estado, tanto para inscrever suas ideias como para interagir com os empreendedores e consolida uma forte rede de apoio ao empreendedorismo inovador.

Mais informações em http://es.sinapsedainovacao.com.br/