Campus promove ações de sustentabilidade e otimização de recursos

Considerando a necessidade de uso sustentável e consciente dos recursos do campus, a Diretoria-geral em parceria com demais setores vem implementando uma série de ações de sustentabilidade e redução de custos, otimizando recursos, sem comprometer a qualidade dos trabalhos e serviços prestados no campus.

Entre as ações desenvolvidas está a implementada pela Diretoria de Administração, que consiste em uma nova estratégia de uso de aparelhos de ar condicionado para as salas de aula no Bloco D, semelhante à que já é adotada no Bloco C com sucesso. O procedimento consiste em: os controles dos aparelhos ficam com as recepcionistas que os ligarão mediante solicitação dos usuários, por demanda. A temperatura ideal é de 23º, conforme estudos que apontam uma redução de até 50% no consumo se mantido nesta temperatura.

Como outra medida de racionalização e otimização do uso de recursos (materiais de consumo de impressão, como tonners, papel e energia) estáem fase de implementação um sistema que contabiliza as impressões realizadas por usuário e está baseado em uma quantidade média de cópias ou valor estimado. Em breve serão divulgadas mais informações sobre esse novo sistema.

Outra ação que está sendo implementada pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação, consiste no desligamento automático de todos os computadores a partir das 23 horas, diariamente. A ação se justifica após a constatação de equipamentos permanecendo ligados sem utilização, inclusive em finais de semana. Posteriormente será enviando e-mail com mais detalhes sobre a ação.

Diante das ações e esforços empreendidos, a Direção-geral do campus solicita o apoio e comprometimento de todos no uso consciente dos recursos e ambientes do campus, com pequenas ações que fazem a diferença, como desligar as lâmpadas ao sair dos ambientes, solicitar o desligamento dos aparelhos de ar condicionado ao término das atividades nas salas de aula, desligar o ar das salas de professores e ambientes administrativos, proporcionando assim redução de custos e claro, sustentabilidade.