Animais peçonhentos: saiba como agir

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracruz está realizando campanha de orientação quanto aos procedimentos necessários em casos de ocorrências com animais peçonhentos.

Considerando que nosso campus está localizado em meio à mata, com vegetação próxima às instalações dos prédios, e devido há ocorrências já registradas de cobras próximas a região do campo de futebol e atrás do Galpão da Mecânica, a Direção Geral, por intermédio da Diretoria de Administração, elaborou procedimento específico para casos de intercorrências envolvendo esses tipos de animais, com o intuito de evitar possíveis acidentes.

De acordo com o Coordenador de Administração do campus, Ademar Candeias, até o momento não foi registrado nenhum acidente grave relacionado à animais peçonhentos, porém, é importante toda a comunidade acadêmica ter noção de como agir e quem procurar caso tenha alguma situação de risco ou até mesmo aviste algum desses animais.

Ademar ressalta a importância do registro da ocorrência de aparecimento de animais peçonhentos para a gestão do campus, pois somente assim será possível dar os encaminhamentos adequados, de acordo com as orientações dos órgãos de controle do município. Além disso, ressalta a importância de alunos, servidores e terceirizados ficarem atentos ao circular por áreas com vegetação próximas à mata e ao gradil, pois são locais identificados como de risco para o aparecimento desses animais.

Saiba como proceder em caso de intercorrência com algum tipo de animal peçonhento no campus:

- Servidor ou terceirizado

Procurar a Coordenadoria Geral de Administração (Ademar) ou Setor de Obras e Manutenção (Layza);

- Aluno ou visitante

Procurar a Coordenadoria de Apoio ao Ensino (Rachel, Estevão ou Samuel) que informará imediatamente ao Ademar ou Layza.

Caso haja ocorrência de picada ou acidentes com o animal peçonhento procurar imediatamente a Coordenadoria de Atendimento Multidisciplinar (Leonardo) que fará os encaminhamentos hospitalares necessários.

Mais informações na página do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Aracruz. Clique aqui