Comunidade acadêmica ganha coletor para descarte adequado de pilhas e baterias

A partir de hoje (06), nosso campus passa a contar com um coletor específico para o descarte adequado de resíduos como pilhas e baterias de celulares, conhecido como “papa-pilhas”, evitando assim a sua disposição no lixo doméstico e possível contaminação do meio ambiente. O coletor ficará instalado em frente à sala da Coordenadoria de Apoio ao Ensino (CAE), localizado no Bloco D. Posteriormente serão instalados outras duas unidades, uma no Bloco B e outra no Bloco C.

De acordo com Vinícius Guilherme Celante, proponente da iniciativa, “os materiais presentes nesses resíduos, que contém entre outros componentes, metais pesados como cobalto, cobre e níquel, serão reciclados e revertidos em reagentes e utilizados nos projetos de pesquisa desenvolvidos com os alunos”, afirma. Vinícius coordena projetos de pesquisa que contam com a participação de 3 alunos da engenharia, 2 alunos da química industrial, 1 aluna da licenciatura e 3 alunos do integrado em química.  Os projetos dos alunos versam sobre os seguintes temas: proteção contra a corrosão, novos materiais para baterias, sistemas de tratamento de resíduos e análises de impacto ambiental.

“Todas as pilhas e baterias de telefones celulares podem ser descartados no papa-pilhas. É uma forma de garantir a continuidade dos projetos e realizar desenvolvimento sustentável”, afirma Celante.