Campus Aracruz promove Minicurso e Colóquio para debater sobre Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Química

No dia 27 de junho foi realizado no Ifes Campus Aracruz o II Colóquio de Pesquisa em Educação, promovido pela Coordenadoria do Curso de Licenciatura em Química, pelo Laboratório de Ensino de Ciências e pelo Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação em Direitos Humanos e Tecnologia do campus. A temática do evento foi “Educação de Jovens e Adultos e o Ensino de Química Como Possibilidade de Pesquisa”.

Participaram do evento os discentes e docentes de Licenciatura em Química do campus, além da comunidade escolar das instituições onde os alunos realizam estágio, participantes do PIBID e demais interessados na temática. Vale destacar que os discentes são parte da equipe de organização do evento, além de serem expositores dos projetos de pesquisas e das comunicações orais apresentadas no evento.

O Colóquio ainda contou com a palestra “As Origens da Bioética”- ministrada pelo Professor Dr. Frederico da Silva Fortunato, com mediação do Professor Wilson Camerino dos Santos Junior, e a Mesa Redonda: Relatos de Experiência – “Práticas do Pedagogo e os Desafios da Educação de Jovens e Adultos”, mediada pelo Professor Thalismar Gonçalves.

Também foi promovido, na semana antecedendo ao Colóquio, o minicurso: “Práticas de Pesquisa e Ensino de Química”, coordenado pelo Professor Wilson Camerino dos Santos Júnior e ministrado pelos professores Nádia Ribeiro Amorim e André Romero da Silva.

Os eventos tiveram o objetivo de promover reflexões e debates acerca dos desafios e perspectivas que envolvem o Ensino de Química e a Educação de Jovens e adultos, bem como o ensino noturno regular, além das possibilidades das metodologias de pesquisa no Ensino de Química, na avaliação das políticas educacionais e o papel do docente pesquisador.

Também houve a apresentação de trabalho monográfico dos alunos da Licenciatura em Química:

Defesa Pública de Monografia

Título: “A Semana de educação para vida como prática pedagógica e relevância transdisciplinar”.

Orientador e presidente da banca: Professor Dr. Frederico da Silva Fortunato.

Alunos: Amanda Giacomin Camargo

José Ricardo Araújo Santos