Campus Aracruz implementa novo sistema de telefonia

No início desse ano, a Coordenadoria de Tecnologia de Informação (DTI) deu início ao projeto para melhorias do sistema de telefonia do campus, que apesar de toda sua complexidade, encontra-se em fase avançada de implementação.

De acordo com o Coordenador da área, Jeorge Terci Gasperazzo, “a ideia inicial era a contratação de empresa especializada para realizar todo o trâmite, mas em razão dos cortes de verbas ocorridas desde 2014, o processo licitatório foi interrompido logo na fase de contratação. Em função dessa nova realidade, resolvemos então que a implantação ocorreria com esforços locais, utilizando-se de software livre, com custo total reduzido”, afirma o Coordenador.

Ainda, de acordo com ele, apesar das dificuldades e propósitos diversos, o principal objetivo dessa implantação seria a disponibilidade de ramais ilimitados, ligações com qualidade superior, custo do serviço reduzido e toda uma gerência sistematizada e parametrizável.

O novo serviço será baseado na tecnologia de Voz sobre IP (VoIP), totalmente digital, que substituirá nossa rede de telefonia tradicional analógica e já limitada, proporcionando entre os já mencionados:

- reforçar o uso ético e racional do recurso, reduzindo custos;

- ampliar a qualidade e disponibilidade de ramais e ligações telefônicas no campus;

- regular o uso do serviço de acordo com a legislação vigente e aplicável;

- padronizar o sistema com outros campi, reduzindo gastos com infraestrutura;

- controlar e oferecer relatórios aos órgãos reguladores e de auditoria;

- permitir ligações telefônicas gratuitas entre os campi, utilizando a internet também como meio de comunicação telefônica;

Por fim, o Coordenador de TI esclarece que o sistema atual continuará funcionando até que a migração ocorra plenamente e que apesar de funcionarem simultaneamente, os aparelhos não são integrados. “Dessa forma, a ligação entre eles precisará ser feita com o número completo, por exemplo, o novo número 3270-7810 precisará ligar para 3256-0958 e requisitar o ramal 29 para que aja comunicação”, explica.

Pontos de atenção:

- número principal do campus passa a ser o (27)3270-7800.

- ramais terão 4 dígitos e serão iniciados com o número 7, por exemplo, o da CTI será o 7810.

Qualquer dúvida pode ser esclarecida na Coordenadoria de Tecnologia da Informação, pelo ramal 7810.

Clique aqui e confira a relação dos novos ramais dos setores.

Confira abaixo resumo com principais informações/orientações sobre novo sistema de telefonia: